SOLUÇÃO: Plano de Classificação de Documentos (PCD)
A plano de classificação de documentos (PCD) é um instrumento de gestão de documentos e informação corporativa, resultante do processo da avaliação. Em projetos e programas de gestão documental este documento técnico de gestão do acervo é criada após o diagnostico técnico documental junto ao setor, arquivo ou biblioteca.
A classificação permite agrupar os documentos (dados e informações) por características comuns. Em instituições este processo inclui a identificação dos documentos, analisados e agrupamento por temas semelhantes, segundo seus atributos distintos e análogos.
A plano de classificação de documentos visa ordenar e dispor os itens documentais gerados ou recebidos pela instituição no seu dia a dia de forma adequada, em conformidade com suas atividades, pessoas e área/setores.
Documentos e registros empresariais nascem em função de atividades e processos. Por isso não classificamos os documentos como um ou outro deseja, mas sim em função das atividades dentro da empresa.
No processo de gestão de documentos e informações, registos e documentos produzidos e recebidos no dia a dia da empresa são classificados e ordenados por assunto.
A classificação por assuntos é adotada com o objetivo de agrupar as tipologias sob um mesmo tema, como forma de agilizar a recuperação e facilitar as tarefas de busca e recuperação dos documentos e informações na empresa.
O plano de classificação de documentos, no contexto da gestão de documentos e informações, separa os documentos e registros vinculados às atividades-meio, das atividades-fim. Este é um aspecto de suma importância.
O plano de classificação de documentos, coopera para com a racionalização dos processos de organização informacional e controle sobre a produção de documentos e registros das atividades-meio e atividades-fim de uma empresa.
Se deseja ter seu plano de classificação de documentos feito por nós, entre em contato pelo e-mail cliquedocumental@gmail.com ou através no nosso formulário de contato!


